quinta-feira, 16 de agosto de 2012

"As Cinquenta Sombras de Grey" de E L James

(roubado ao Efeito dos Livros - para quem ainda não segue!!!)

Para quem quer realmente ler a trilogia ou costuma gostar de livros do género, como eu, não percam tempo a saber a opinião dos outros, como esta que vos dou de seguida. 
Melhor que tudo é ter a nossa própria visão das coisas e a opinião dos outros acaba sempre por influenciar a nossa.

Li a versão em inglês publicada pela Arrow Books.
Edição em Português da Lua de Papel

Sinopse
As Cinquenta Sombras de Grey é um romance obsessivo, viciante e que fica na nossa memória para sempre.
Anastasia Steele é uma estudante de literatura jovem e inexperiente. Christian Grey é o temido e carismático presidente de uma poderosa corporação internacional. O destino levará Anastasia a entrevistá-lo. No ambiente sofisticado e luxuoso de um arranha-céus, ela descobre-se estranhamente atraída por aquele homem enigmático, cuja beleza corta a respiração. Voltarão a encontrar-se dias mais tarde, por acaso ou talvez não. O implacável homem de negócios revela-se incapaz de resistir ao discreto charme da estudante. Ele quer desesperadamente possuí-la. Mas apenas se ela aceitar os bizarros termos que ele propõe... Anastasia hesita. Todo aquele poder a assusta - os aviões privados, os carros topo de gama, os guarda-costas... Mas teme ainda mais as peculiares inclinações de Grey, as suas exigências, a obsessão pelo controlo… E uma voracidade sexual que parece não conhecer quaisquer limites. Dividida entre os negros segredos que ele esconde e o seu próprio e irreprimível desejo, Anastasia vacila. Estará pronta para ceder? Para entrar finalmente no Quarto Vermelho da Dor?   
As Cinquenta Sombras de Grey é o primeiro volume da trilogia de E. L. James que é já o maior fenómeno literário do ano em todos os países onde foi publicado

A minha opinião:
O livro que é um sucesso no top de vendas em meio mundo mas ao mesmo tempo é criticado forte e feio pela outra metade. As Cinquenta Sombras de Grey é um romance erótico (ainda não li nada de extraordinariamente chocante que nunca tivesse lido antes, ou até visto), se lhe quiserem chamar porno também se aceita mas não passa disso. Um livro com uma componente sexual grande, que ao contrário dos últimos livros que tenho lido do género, se passa num tempo actual, com duas pessoas banais à vista desarmada. Será por isso que está a mexer tanto com o público? Porque poderia ser qualquer uma de nós? Porque até queríamos que fosse uma de nós?

Confesso que gostei, já li pior e já li melhor. A história está interessante embora considere pouco provável, ou até credível, a ingenuidade/inexperiência inicial de Anastacia aos 22 anos e as exigências de Christian que tão facilmente caiem por terra com o início da "relação", se assim se pode chamar, ao que começa entre os dois.
Existem momentos divertidos, especialmente entre os dois mas a autora, que teve muita sorte ao escrever esta trilogia, teve igualmente uma infeliz ideia que vou guardar para mim e deixar que tirem as vossas conclusões. Sabemos a razão para tanto alarido, é sabido que sexo vende e a autora sabe que toda a mulher gosta da típica história da "donzela em apuros que é salva pelo príncipe no cavalo branco" e o "em todo o sapo há um príncipe à espera de ser descoberto".

Não aconselho este livro a quem goste de ler livros sérios, quando digo sérios, digo literatura da boa. Isto é um ingrediente para aquecer a cama, dos solteiros e comprometidos mas não é para ser levado a sério, nem para ser recomendado a quem não aprecia o género. Espero que aquém das opiniões e das criticas, possam passar um bom bocado a ler, mesmo que não seja uma escrita de categoria elevada, mas que no fim se divirtam.
Este livro devia trazer contra-indicações. Creio que não seja indicado para:
  •  quem não goste do género (contra isso não há volta a dar!)
  •  quem se choque com facilidade (por uma cena ou outra que já li, se souber visualizar bem o que lê). Confesso que tive de ir googlar umas coisas só para esclarecer umas dúvidas!
  • quem não saiba controlar as expressões faciais durante a leitura (isto se ler em público)
  • e quem não esteja preparada para ser olhada e até seguida em público (visto que é um livro relativamente popular nos dias que correm e muita gente sabe o seu conteúdo sem o ter lido)
A todos os interessados (mulheres e homens, sim porque tenho visto muitos homens a ler), aproveitem para ler na praia, se o ambiente aquecer muito, pegam no marcador, fecham o livro e vão dar um mergulho.

Outras opiniões que já li (antes e depois de ler e formular a minha)

Sem comentários: